quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Ilhéus participa em São Paulo de encontro sobre a Mata Atlântica

 
Mata Atlântica em debate

Crédito: JBO

Representando o município de Ilhéus, o Chefe de Gabinete da Prefeitura e conselheiro ambiental do município, José Nazal Pacheco Soub, participou do Encontro de Intercâmbio das Iniciativas que trabalham com os Planos Municipais de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica (PMMA), realizado nesta terça e quarta-feira (11 e 12) em São Paulo. O evento também reuniu representantes de 35 municípios brasileiros, que participaram do Encontro de Intercâmbio das Iniciativas e Validação do Roteiro Metodológico dos Planos Municipais de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica (PMMA).
Durante o evento foram apresentadas as experiências dos Projetos Demonstrativos (PDA), com o objetivo de se avaliar os resultados, a exemplo de Ilhéus (BA) e Glória do Goitá (PE), assim como demais Planos, elaborados sob outro formato, como os de João Pessoa (PB), Maringá (PR), e dos municípios do noroeste fluminense. As experiências da elaboração do PMMA no município de Ilhéus foram apresentadas por José Nazal e Renato Cunha, coordenador do projeto, juntamente com a equipe do Grupo Ambientalista da Bahia (Gamba).
O Encontro de Intercâmbio das Iniciativas que trabalham com os Planos Municipais de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica (PMMA) é, ao mesmo tempo, o Seminário de Consolidação sobre as atividades desenvolvidas de mobilização, capacitação e elaboração de Planos Municipais na Região Sudeste. O evento tem como objetivos promover a avaliação das atividades de mobilização e capacitação realizadas em todas as regiões e possíveis continuidades desse processo com avaliação dos PMMAs elaborados ou em elaboração, em relação a vários aspectos ligados ao seu conteúdo ou processo de elaboração e quais as principais dificuldades detectadas.
O Projeto “Proteção da Mata Atlântica II” é uma iniciativa do governo brasileiro, coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente, em parceria com a Cooperação Técnica e Financeira Brasil-Alemanha, no âmbito da Iniciativa Internacional de Proteção ao Clima (IKI) do Ministério do Meio Ambiente, da Proteção da Natureza e Segurança Nuclear da Alemanha (BMU). Prevê apoio técnico através da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH, e apoio financeiro através do KfW Entwicklungsbank (Banco Alemão de Desenvolvimento), por intermédio do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio).

Nenhum comentário:

Postar um comentário