Desenvolvimento de Programas de Educação Ambiental
Um dos principais 
desafios na consolidação do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (Lei nº 
9.985/00) é estimular a mobilização e participação da população em geral, das 
comunidades residentes e do entorno nos processos de criação, implementação e 
gestão das unidades de conservação.  A 
educação ambiental no contexto das unidades de conservação se apresenta como um 
importante instrumento na disponibilização de informações qualificadas, 
compartilhamento de compreensões e estabelecimento de ações para aprimorar a 
participação social e a conservação da sociobiodiversidade. Nesse sentido a 
DIEAS pretende desenvolver programas de educação ambiental nas Unidades de 
Conservação(Ucs) baianas. 
Objetivo
Desenvolver e implementar ações de educação ambiental nas Unidades de Conservação dos Estado da Bahia, por meio de programas de Educação Ambiental junto ás Unidades de Conservação, em consonância com a Estratégia Nacional de Comunicação e Educação Ambiental - ENCEA e a Política Estadual de Educação Ambiental , a partir de processo participativo envolvendo os conselhos gestores das UCs através da criação de câmaras técnicas de educação ambiental – CT EA e as comunidades do entorno.
Desenvolver e implementar ações de educação ambiental nas Unidades de Conservação dos Estado da Bahia, por meio de programas de Educação Ambiental junto ás Unidades de Conservação, em consonância com a Estratégia Nacional de Comunicação e Educação Ambiental - ENCEA e a Política Estadual de Educação Ambiental , a partir de processo participativo envolvendo os conselhos gestores das UCs através da criação de câmaras técnicas de educação ambiental – CT EA e as comunidades do entorno.
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Nos 
Comitês de Bacia Hidrográfica 
A educação 
ambiental no âmbito dos comitês de bacia hidrográfica se estabelece na medida em 
que é incorporada de maneira estrutural em cada um dos comitês. Isso significa 
criar espaços institucionalmente reconhecidos (câmaras técnicas) para planejar a 
inserção da educação ambiental nos planos de bacia e na relação com os demais 
instrumentos da política de recursos hídricos. Um plano de bacia é formado por 
estratégias de implementação dos instrumentos de gestão dos recursos hídricos 
somadas a programas, projetos e ações a serem desenvolvidos. Nesse conjunto de 
conteúdos os programas de educação ambiental surgem enquanto estratégias 
apoiadoras da gestão.
ObjetivoDesenvolver 
programas de educação ambiental nos comitês de bacia hidrográfica a partir da 
criação de câmaras técnicas de educação ambiental reconhecidas regimentalmente 
pelos comitês apoiando a gestão local dos recursos hídricos. 
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Nos 
municípios 
Os Programas de 
Educação Ambiental (PEA) deverão orientar o diagnóstico socioambiental, os 
objetivos da educação ambiental em um espaço definido, as diretrizes, as 
estratégias, as prioridades de ação e as responsabilidades quanto ao seu 
desenvolvimento. Trata-se de conteúdos negociados entre diferentes partes e 
seguimentos e que deverão ser permanentemente avaliados e atualizados. Um 
programa municipal de educação ambiental deve ser a carta de navegação de um 
conjunto de atores que coordenam, desenvolvem e avaliam a educação ambiental no 
município. Para tanto se faz necessário assegurar coerência entre a estratégia a 
ser proposta e a problemática socioambiental da região, visando precisar o papel 
da EA, alinhada com suas diretrizes às ações a serem viabilizadas. 
ObjetivoApoiar os 
municípios reconhecidos pelo Programa Gestão Ambiental Compartilhada (GAC) na 
construção da Política e Programa Municipal de Educação Ambiental.
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