O contexto educação ambiental preocupa ao mundo inteiro, pois se
faz necessário a conscientização das pessoas que devemos ter mais cuidado com o
meio ambiente enquanto sujeito atores de relações bio-psico-sociais. Conduzir a
educação ambiental de forma participativa e colaborativa no processo de
construção é uma ferramenta importante para que a população perceba a
responsabilidade sócio-ambiental de cada sujeito e da coletividade no meio. As
novas tecnologias hoje estão sendo muito úteis na educação escolar e
comunitária, pois já fazem parte do cotidiano do sujeito contemporâneo. O
objetivo deste trabalho é fazer uso da ferramenta virtual blog intitulando:
psicoarbo, para contextualizar a educação ambiental no universo escolar e
comunitário de uma escola de ensino médio de Bagé-RS. O blog foi utilizado para
conduzir pesquisa aplicada, qualitativa, exploratória, pesquisa – ação e revisão
bibliográfica. A construção do conhecimento aconteceu com o uso do blog
psicoarbo, onde foram ser contextualizadas a questão meio ambiente e a
divulgação de atividades e conteúdos como também fontes de pesquisas de
atividades colaborativas e participativas desenvolvida pelos alunos de ensino
médio. O ponto de partida para o processo de ensino aprendizagem e busca por
soluções e dialógica em novos signos foi a arborização da escola de Ensino Médio
Professor Leopoldo Maieron - CAIC. O
blog psicoarbo permitiu a dialética e dialógica entre alunos e professor durante
a socialização de questões sobre a educação ambiental levantadas a parir da
arborização da escola... caic, construídas em coletividade pela exposição,
coleta de materiais, e pela ação de pesquisa dos alunos nas propostas de
atividades de arborização e de embasamento técnico - cientifico, sendo um
software livre aplicável ao contexto escolar e comunitário, facilitando a
dispersão de saberes e conhecimentos construídos.
Co-autor: Cátia Cilene Saraiva Avero
Adapitação:
Ricardo pereira
Nenhum comentário:
Postar um comentário