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Atendidos projetos de gerenciamento integrado
de resíduos de 114 prefeituras municipais de várias regiões do país. Além
desses, foram atendidos seis projetos de municípios dos estados de Alagoas,
Bahia e Pernambuco, em articulação com o Programa de Conservação e Revitalização
da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco. Assim, 120 projetos foram apoiados,
beneficiando cerca de sete milhões de habitantes de áreas urbanas, com a
adequada destinação final de aproximadamente 5.600 toneladas/dia de
lixo.
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Iniciada a implementação de dois projetos
demonstrativos (Campo Mourão - PR e Cabo de Santo Agostinho - PE) para
treinamento e a formação de recursos humanos para a gestão ambiental integrada
de resíduos sólidos, saneamento, uso do solo e transportes urbanos. |
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Seleção pública de 51 projetos de fomento à
gestão integrada de resíduos sólidos através do FNMA. Somados a convênios
assinados em 2000, foram apoiados 63 projetos (alguns envolvendo consórcios de
vários municípios) de gerenciamento adequado de 2.200 toneladas diárias de
resíduos sólidos urbanos, gerados por uma população urbana de cerca de 2,8
milhões de pessoas. |
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Exigência de que as prefeituras assinem Termo
de Ajustamento de Conduta com o Ministério Público para erradicação dos lixões,
retirada de crianças que trabalham no lixo e desenvolvimento de programa de
inserção social dos catadores, como condição para o repasse de recursos aos
municípios. |
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Implementação de três projetos piloto de
práticas adequadas de gestão ambiental rural em assentamentos de reforma agrária
de três diferentes biomas do País: amazônico, semi-árido e cerrado. |
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Implementação da Campanha Nacional para
Destinação Adequada de Embalagens Vazias de Agrotóxicos, operacionalizada por
meio do Fórum Nacional de Secretários de Agricultura e pela capacitação de
técnicos extensionistas.
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A implantação do
programa está trazendo inovações na área de gestão ambiental urbana, pautando-se
pelos princípios do Programa Lixo e Cidadania, cujos objetivos principais são a
retirada de todas as crianças que trabalham em lixões e sua inserção
educacional, a inserção social dos catadores, especialmente através de programas
de seleção dos resíduos, erradicação dos lixões e a recuperação das áreas
degradadas. O grau de participação da sociedade no programa ainda é
insuficiente, mas a ampliação do envolvimento da comunidade, está sendo
incentivada pela criação dos Fóruns Estaduais e Municipais do Lixo e Cidadania.
A consulta ao público alvo vem sendo realizada, por meio de articulação da
Secretária de Qualidade Ambiental nos Assentamentos Humanos - SQA, do Ministério
do meio Ambiente com o Fórum Nacional do Programa Lixo e Cidadania. A
principal forma de execução do programa é a descentralização de recursos para
municípios, por meio de convênios para a implementação de projetos de
gerenciamento integrado de resíduos sólidos. Um fator demonstrativo dos efeitos
positivos do programa consiste no aumento de demandas de prefeituras, bem como o
aumento de emendas parlamentares ao Orçamento da União nesta linha programática.
Os recursos orçamentários liberados, apesar de empenhados praticamente em sua
totalidade, não foram suficientes para atender a demanda existente por apoio
financeiro a projetos de gerenciamento integrado de resíduos sólidos,
provenientes de prefeituras municipais. A dificuldade das prefeituras em
atender ao Cadastro Único de Exigências para Transferências Voluntárias de
Recursos para Estados e Municípios - CAUC, decorrente da Lei de Responsabilidade
Fiscal, provocou demora na celebração dos convênios. Percebe-se a necessidade de
uma melhor divulgação da função do CAUC junto aos municípios. Também o atraso na
emissão da licença ambiental tem prejudicado a execução das ações.
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Há carência de sistemas
regulares de aferição de resultados relacionados a lixo. Diante disso, o
indicador "taxa de disposição de resíduos em ambiente adequado" é apurável
somente através dos dados do Censo do IBGE, ou seja, a cada dez anos.
Recomenda-se a substituição por outro indicador que produza dados com mais
freqüência. O outro indicador do programa, "taxa de reciclagem de resíduos", é
pouco eficiente como mensuração dos impactos do programa bem como de difícil
mensuração e, portanto, recomenda-se sua exclusão. Recomenda-se a
adequação dos recursos materiais e humanos para o gerenciamento e execução do
programa, que são insuficientes, principalmente, no que se refere a equipamentos
de informática e técnicos de nível superior. Necessário mudar o
descritor da ação "Instrumentos Tecnológicos e Metodológicos de Gestão Ambiental
nos Assentamentos Rurais" para um que torne mais claro o escopo da ação.
Sugere-se o descritor: "Difusão de Práticas Sustentáveis de Gestão Ambiental no
Meio Rural". O produto e a unidade de medida atual dessa ação, "rede implantada"
e "% de execução física", respectivamente, não estão de acordo com o que é
efetivamente realizado. Propõe-se a alteração do produto para: comunidade
atendida e a unidade de medida para unidade. Considerando que, de acordo
com os princípios do Fórum Nacional Lixo e Cidadania, a destinação final
adequada de resíduos sólidos constitui-se no fator mais importante para o
sistema, este tem sido o foco central das ações do programa. Os repasses de
recursos são condicionados à apresentação do Plano Municipal de Gerenciamento
Integrado de Resíduos Sólidos, contemplando tanto os aspectos operacionais, que
inclui a coleta seletiva ou tradicional, como os aspectos sociais,
administrativos, econômicos e financeiros, garantindo a sustentabilidade dos
serviços. Assim sendo, recomenda-se alterar o descritor da ação "Fomento a
Projetos de Ordenamento da Coleta Seletiva de Lixo" para "Fomento a Projetos de
Gerenciamento e Destinação Final Adequados de Resíduos Sólidos". Também
se recomenda alterar o público-alvo do programa para entidades públicas e
privadas - municipais e estaduais - relacionadas à gestão ambiental urbana e
rural; instituições responsáveis pelo gerenciamento e operação dos serviços de
coleta, tratamento e disposição final de resíduos sólidos; associações,
comunidades, cooperativas de produtores.
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