Texto final da ISO 26000 é aprovado
O documento obteve 93% de aprovação: 72 votos a favor, 5 contra e 11 abstenções. Para se chegar ao texto FDIS, última etapa antes de a nova norma de responsabilidade social ser publicada, houve a participação de cerca de 450 especialistas de 99 países associados à ISO e de 210 observadores. A publicação oficial deverá ser realizada até o final de outubro.
O conteúdo do EcoDesenvolvimento.org está sob Licença Creative Commons. Para o uso dessas informações é preciso citar a fonte e o link ativo do Portal EcoD. http://www.ecodesenvolvimento.org.br/conteudo/iso26000/noticias#ixzz1sv1uf8kf
Condições de uso do conteúdo
Under Creative Commons License: Attribution Non-Commercial No Derivatives
Condições de uso do conteúdo
Under Creative Commons License: Attribution Non-Commercial No Derivatives
Entre abril e junho de 2012, o TED realiza eventos especiais em 14 cidades de seis continentes, em busca de novos talentos - "de novas vozes que o mundo precisa escutar". Serão escolhidos 50 candidatos. A seleção no Brasil será no dia 12 de junho.
Com a aproximação da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), que será realizada no Rio de Janeiro entre os dias 13 a 22 de junho deste ano, a Carta da Terra lançou uma campanha para conscientizar os cidadãos de todo o mundo sobre a importância da busca de soluções para os desafios do desenvolvimento sustentável.
A IBM desenvolveu uma bateria que respira e usa oxigênio para produzir eletricidade, aumentando exponencialmente a sua autonomia. "Lítio Ar" é o nome da tecnologia, que capta e armazena oxigênio através de uma nanoestrutura de cátodo de carbono. Uma vez armazenado, o oxigênio reage com os íons de lítio e elétrons, gerando eletricidade.
Estudo sobre a readaptação de tartarugas marinhas cabeçudas ao seu meio ambiente, realizado pela Universidade de Barcelona, descobriu que, mesmo após uma longa recuperação em centros de reabilitação, os animais podem não se readaptarem no mar. Segundo os cientistas, a readaptação é difícil devido à mudança de comportamento das tartarugas durante o processo de recuperação.
As discussões deverão envolver desenvolvimento sustentável para o combate à pobreza, energia e economia sustentáveis, além de temas como água e segurança alimentar e nutricional. O rascunho zero começou com 17 páginas e hoje está com mais de 170. A reunião será realizada em Nova York (EUA).
Por volta de 2040, as mudanças climáticas podem provocar grandes oscilações nos preços do milho ao causar impactos no valor do alimento, no rendimento dos produtores, nos criadores de gado e também do etanol proveniente do grão. A conclusão consta em um estudo desenvolvido por pesquisadores das universidades Stanford e Purdue, publicado nesta segunda-feira, 23 de abril, na revista Nature Climate Change.
O EcoD perguntou aos internautas, na última semana, se eles concordam com a prorrogação do decreto que suspende as multas dos ruralistas que desmataram para produzir. A maioria dos participantes (51,2%) respondeu que "Não. O governo está protegendo quem produz desmatando".
Voltado às discussões sobre a Responsabilidade Social das Empresas (RSE), o primeiro Fórum Social Empresarial será realizado entre 9 e 11 de maio em Bento Gonçalves (RS). O evento internacional contará com palestras, atividades de formação e capacitação com especialistas internacionais, mostra de cases, intercâmbio de experiências e rodadas de negócios.
Depois de várias sucessões de adiamentos nos últimos meses, a votação do novo Código Florestal Brasileiro enfim deverá ser realizada na terça-feira, 24 de abril. No entanto, o resultado do pleito é uma incógnita, uma vez que o parecer apresentado pelo relator da matéria, deputado Paulo Piau (PMDB-MG), na última quinta-feira (19), desagradou ao governo, a alguns partidos da base aliada e até mesmo a comunidade científica.
A escolha foi realizada durante uma conferência internacional que reuniu especialistas de todo o mundo no Panamá. A iniciativa foi aprovada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em dezembro de 2010. Atualmente, um em cada três espécies de anfíbios, mais de uma espécie de aves em cada oito, mais de um mamífero em cada cinco e mais de uma espécie de coníferas em cada quatro estão ameaçadas de extinção.
Ricardo Young — EcoDesenvolvimento - Sustentabilidade, Meio Ambiente, Economia, Sociedade e Mudanças Climáticas.
O conteúdo do EcoDesenvolvimento.org está sob Licença Creative Commons. Para o uso dessas informações é preciso citar a fonte e o link ativo do Portal EcoD. http://www.ecodesenvolvimento.org.br/conteudo/posts/2012/fevereiro/ricardo-young/#ixzz1sv0Sw8i8
Condições de uso do conteúdo
Under Creative Commons License: Attribution Non-Commercial No Derivatives
O envolvimento de Ricardo Young Silva com a sustentabilidade vem de muito antes da consolidação do conceito que ele tem ajudado a disseminar pelo Brasil e o mundo. Está no sangue.
Do Silva – sobrenome do pai, baiano – herdou o amor às artes, a paixão pela natureza, o respeito à simplicidade, à humildade e ao não preconceito. Do Young – da mãe, filha de americanos do sul dos Estados Unidos, região de protestantes conservadores – carregou o senso de responsabilidade, ética e disciplina.
Ainda aos 16 anos, viu-se no dilema de suceder o pai, fundador da Escola de Idiomas Yázigi. Decidido a encarar a missão, foi estudar Administração Pública – sem jamais perder de vista a formação humanista e espiritual – e encantou-se pelos valores da empresa familiar que se propunha não apenas a gerar lucro para os sócios, mas a capacitar pessoas, formá-las e ajudá-las a crescer.
Sob a batuta de Ricardo, o negócio tornou-se referência mundial no mercado de franquias. Conquistou sócios americanos – dando origem à Internexus. E solidificou-se como um laboratório de boas práticas empresariais.
A bandeira da responsabilidade social corporativa foi fincada por Young em todas as entidades de classe que ajudou a fundar e projetar: a Associação Brasileira de Franchising e seu respectivo Instituto, o PNBE (Pensamento Nacional das Bases Empresariais) e o Instituto Ethos – do qual foi presidente entre 2003 e 2005.
Durante esse período, Young colocou-se no centro do furacão de todas as discussões relevantes sobre sustentabilidade que aconteciam no planeta: Pacto Global das Nações Unidas, Global Reporting Initiative (GRI), ISO, Fórum Econômico Mundial de Davos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário