Importância da APA do Pratigi
Proteger as restingas e manguezais característicos do ecossistema da Mata Atlântica, até as áreas de estuários do município de Igrapiúna e a foz do Rio Pinaré, além dos remanescentes de Floresta Ombrófila Densa e da Bacia Hidrográfica do Rio Juliana, exuberante complexo hídrico, que contribui para a estabilidade do sistema hidrográfico micro-regional, incluindo a Cachoeira da Pancada Grande, importante atrativo turístico da região.
Localização e área
A APA do Piratigi está localizada no litoral sul da Bahia, nos municípios de Igrapiúna Ituberá, Nilo Peçanha, Ibirapitanga e Piraí do Norte.
A APA tem uma área total de 85.686 ha.
Atributos Naturais
A APA do Pratigi constitui-se em uma faixa territorial de relevante interesse ambiental por apresentar remanescentes de Floresta Atlântica e seus ecossistemas associados: restingas e manguezais. Em toda a sua extensão, a APA do Pratigi apresenta espécies endêmicas da fauna e flora, como o macaco-prego-de-peito-amarelo, os ouriços, o jupará e a jataipeba, e algumas espécies ameaçadas de extinção, como a preguiça e o jacaré-de-papo-amarelo.
Aspectos Relevantes
Cachoeira da Pancada Grande
Praia do Pratigi em Ituberá
Barra dos Carvalhos e Cachoeira do Oco em Nilo Peçanha
Ilhas de Contrato, Âmbar e Ponta do Santo em Igrapiúna
Em Ibirapitanga e Piraí do Norte, destacam-se as nascentes da Bacia do Rio Juliana, cuja foz é o Rio Serinhaém.
Principais Conflitos Ambientais
Aterro de manguezais
Desmatamento
Uso indiscriminado de agrotóxicos
Captura e caça de animais silvestres
Pesca predatória
Ausência de saneamento básico
Nenhum comentário:
Postar um comentário