A Secretaria de Desenvolvimento Territorial do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SDT/MDA) e o Instituto de Filosofia da Libertação (IFIL) estão oferecendo o Curso de Logística Solidária a distância, a ser realizado a partir do mês de março, através da internet, em ambiente virtual de aprendizagem (Moodle).
O curso de capacitação tem como objetivos compreender a história da economia solidária; diagnosticar fluxos econômicos, em um território ou rede de economia solidária, partindo de mapeamentos e demandas relacionadas às atividades de consumo e produção; utilizar as funções das ferramentas de TI (Tecnologia da Informação) apresentadas pelo portal solidarius.net, para projetar empreendimentos e redes colaborativas, integrando iniciativas para gerar um plano de sustentabilidade de rede; compreender o funcionamento e os elementos básicos da comercialização e dos sistemas locais e internacionais de intercâmbios econômicos solidários; e abordar planos territoriais sobre o enfoque da logística solidária.
Os temas abordados no curso serão:
Economia Solidária
- História, concepção, situação atual e solidária – Fluxos econômicos e produção sob demanda;
- Diagnóstico de necessidades e demandas econômicas partindo do consumo das famílias, governos e empresas; e
- Projetação de empreendimentos econômicos solidários com detalhamentos para organização de redes colaborativas e soluções de logística solidária considerando os fluxos econômicos dos territórios.
- Ferramentas de TI para Economia Solidária – Planos de Viabilidade, Diagnósticos e Comercialização
- Como elaborar planos de sustentabilidade de empreendimentos econômicos usando ferramentas de TI do solidarius.net;
- Como projetar a rede colaborativa de economia solidária usando Ferramentas de TI do solidarius.net;
- Como monitorar e otimizar fluxos econômicos em redes solidárias usando ferramentas de TI do solidarius.net;
- Sistemas locais e internacionais de intercâmbios econômicos solidários;
- O Sistema Nacional de Comércio Justo e Solidário (SCJS) e a comercialização solidária de produtos e serviços;
- Logística de redes colaborativas solidárias;
- Gestão de empreendimentos econômicos solidários; e
- Planos territoriais e a logística das cadeias produtivas.
A duração do curso é de, aproximadamente, 60 horas (20 dias úteis x 2 horas online = 40 horas + 20 horas de atividades fora da plataforma Moodle), para coleta de dados, planejamento dos projetos e atividades complementares. O prazo para conclusão do curso é de dois meses, a partir de sua data de início, prevista para o mês de março.
A seleção de candidatos respeitará critérios de: territorialidade, vínculos com cooperativas, associações ou Bases de Serviços, ou ainda estar enquadrado como público especial do Plano Brasil sem Miséria (PBSM). As vagas são limitadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário