terça-feira, 28 de agosto de 2012

Inovações Ambientais


   
 
O desenvolvimento econômico com enfoque ambiental – o que se convencionou chamar de “economia verde” - vem adquirindo caráter primordial nos padrões econômicos globais. A busca de crescimento e desenvolvimento realizada de forma a não colocar em risco o futuro do planeta em que vivemos, torna essencial que se repensem as formas como as empresas vêm atuando. É neste panorama que formas inovadoras de atuação, que movam a sociedade para padrões mais sustentáveis, colocam-se como condição primordial para a continuidade de tais atividades econômicas.
Inovações ambientais são produtos, processos ou modos de gestão cuja aplicação traga um efeito menos danoso para o meio ambiente do que as alternativas disponíveis. Isso engloba desde pequenas modificações em processos produtivos, formas mais limpas de produção, até mudanças radicais na forma de gerir processos produtivos, repensando por completo os hábitos de consumo vigentes.
É nesse contexto que vem se desenvolvendo o projeto “Inovações Ambientais”, que pretende alavancar a promoção de inovações ambientais decorrentes dos desafios intrínsecos a esta nova realidade mundial, além daquelas oportunidades latentes e exclusivas existentes em Minas Gerais.

Objetivo Geral
Promover um ambiente que favoreça o surgimento de inovações ambientais em Minas Gerais por meio da maior interação e cooperação entre os mais diversos atores envolvidos na questão ambiental, em especial empresas, institutos de pesquisa, ONGs e demais representantes da sociedade civil, e os governos.

Objetivos Específicos
  • Identificar as principais questões ambientais que desafiam a atuação das empresas.
  • Ampliar a interação e a colaboração no desenvolvimento de tecnologias/soluções ambientais desenvolvidas no Estado.
  • Identificar as práticas de gestão da inovação que estão sendo aplicadas pelas empresas no desenvolvimento de inovações ambientais.
  • Estimular a atuação do Estado        da Bahia especialmente os municípios da apa do pratigí pólo gerador de inovações ambientais.
  • Gerar conhecimento que direcione estratégias organizacionais e diretrizes públicas, além de atrair novos e complementares estudos sobre o tema.
Áreas Temáticas
Com o objetivo de instigar a discussão sobre as questões que nortearão a ação nos anos futuros e, também, visando aumentar a comunicação e as relações entre os variados atores envolvidos, o projeto tem como proposta realizar reuniões mensais, quando serão focados os seguintes temas:
Temas
Questões relevantes
Água e Efluentes
Tratamento, recuperação e conservação de água e bacias hidrográficas, tratamento de efluentes, captação e armazenamento de água pluvial e saneamento.
Biodiversidade
Preservação do patrimônio genético e repartição de benefícios associados à biodiversidade local; valoração dos recursos da biodiversidade; manejo e aplicação sustentável dos recursos.
Resíduos
Reciclagem de resíduos urbano, industriais, hospitalares, etc., ciclo de vida do produto; redução da produção de lixo e reuso.
Ar e emissões
Controle de emissões, limpeza, monitoramento, conformidade, sequestro de carbono e mercado de créditos de carbono.
Energia
Geração, controle e distribuição, fontes de baixo carbono (eólica, hidro, biocombustível, biodiesel, geotérmica e solar).
Desdobramentos
  • Promover o encontro entre as demandas por soluções e a oferta de conhecimento proporcionando, desta forma, uma maior concretização de ações conjuntas.
  • Aumentar a comunicação e a cooperação entre os diversos atores envolvidos com atividades que permeiem questões ambientais.
  • Identificar questões urgentes e transformá-las em propostas de ação que orientem editais de pesquisa e financiamento público para a inovação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário