quarta-feira, 15 de maio de 2013

Licenciamento Ambiental do sistema SIGMA

Licenciamento Ambiental

A gestão das licenças ambientais requer monitoramento contínuo, em função dos prazos de validade e do volume de condicionantes.
O software Licenciamento Ambiental do SIGMA simplifica o processo e otimiza o fluxo de informações entre os envolvidos no licenciamento.
As funcionalidades do software Licenciamento Ambiental do SIGMA permitem:
  • a configuração dos tipos de licença e das classificações de atividades licenciáveis;
  • o cadastro dos projetos e empreendimentos que demandam licenças ambientais;
  • a avaliação dos empreendimentos por parte da equipe de Meio Ambiente da organização;
  • a geração automatizada dos formulários de caracterização do empreendimento, utilizados
    para protocolar os pedidos de licença;
  • o controle dos estudos ambientais necessários ao licenciamento de um empreendimento, das
    empresas fornecedoras e dos respectivos contratos;
  • o acompanhamento de instruções, tais como termos de compromisso, programas ambientais e
    demandas de fiscalização;
  • o monitoramento das condicionantes relacionadas às licenças concedidas;
  • o registro de evidências de execução das condicionantes;
  • o envio de alertas de e-mail sobre os prazos de validade das licenças, protocolos, vencimento
    das instruções e condicionantes;
  • o agrupamento de empreendimentos durante a Revalidação da Licença de Operação (REVLO);
  • a total integração com o software Solução de Problemas do PortalSIM, com o intuito de tratar as determinações previstas em Termos de Ajuste de Conduta (TAC) e as condicionantes não cumpridas;
  • a pesquisa do status do Licenciamento Ambiental e da situação das condicionantes dos empreendimentos.
O software Licenciamento Ambiental do SIGMA admite parametrizações, facilitando a adequação às legislações ambientais de cada estado brasileiro e, até mesmo, de outros países.

Outros módulos

PortalSIM

Fonte:
http://www.siteware.com.br/software-licenciamento-ambiental/

sábado, 11 de maio de 2013

A IMPORTANCIA DA AUDITORIA INTERNA

1 - A auditoria interna é uma ferramenta de melhoria contínua


A ISO 9001 exige que a organização realize auditorias internas a intervalos planejados e ela é sem dúvida a melhor ferramenta de melhoria para um Sistema de Gestão da Qualidade. Quando realizada por profissionais competentes a auditoria interna permitirá que a organização atinja a cada auditoria um nível de qualidade e capacitação mais avançados.

2 - A auditoria permite melhorar a capacidade da organização em atender requisitos


A auditoria permitirá que a organização esteja ciente de suas não conformidades e possa planejar a resposta a suas necessidades de melhoria. Bons auditores perceberão oportunidades de melhoria e falhas no sistema para que a organização possa atende-los.

3 - A auditoria interna prepara a sua empresa para a auditoria de certificação


A auditoria interna é uma excelente oportunidade para se preparar para uma auditoria de certificação, é com ela que sua organização e seus colaboradores irão se acostumar com o cronograma de eventos de uma auditoria e também com os termos e documentos exigidos pela ISO 19011.

Terceirize a sua auditoria interna


Suas auditorias internas poderão ser realizadas por auditores líderes  da ISO, garantindo assim maior imparcialidade no processo e maior conteúdo nas avaliações feitas por auditores competentes.

Nós podemos te ajudar realizando o treinamento de seus auditores



A equipe poderá realizar treinamentos in loco de auditores internos com um custo diferenciado para aqueles que adquirirem acesso ao nosso ambiente.

quinta-feira, 9 de maio de 2013

A urbanização da Sociedade Moderana


A urbanização da sociedade aconteceu de forma desigual em todo mundo. Os países considerados “centrais” assistiram primeiramente aos seus processos de urbanização, apesar de outras civilizações antigas também apresentarem o seu espaço urbano. Com o processo de colonização e o consequente subdesenvolvimento, a urbanização nos países periféricos consolidou-se apenas em meados do século XX, fruto da industrialização tardia desses países.
O fato é que os distintos processos de urbanização estão diretamente ligados à industrialização e todos eles apresentam problemas tanto de caráter social quanto de caráter ambiental. Boa parte desses problemas não está ligada somente ao processo de urbanização em si, mas também à má distribuição de renda e às contradições sociais.
Problemas sociais urbanos
Dentre os problemas sociais urbanos, merece destaque a questão da segregação urbana, fruto da concentração de renda no espaço das cidades e da falta de planejamento público que vise à promoção de políticas de controle ao crescimento desordenado das cidades. A especulação imobiliária favorece o encarecimento dos locais mais próximos dos grandes centros, tornando-os inacessíveis à grande massa populacional. Além disso, à medida que as cidades crescem, áreas que antes eram baratas e de fácil acesso tornam-se mais caras, o que contribui para que a grande maioria da população pobre busque por moradias em regiões ainda mais distantes.
Essas pessoas sofrem com as grandes distâncias dos locais de residência com os centros comerciais e os locais onde trabalham, uma vez que a esmagadora maioria dos habitantes que sofrem com esse processo são trabalhadores com baixos salários. Incluem-se a isso as precárias condições de transporte público e a péssima infraestrutura dessas zonas segregadas, que às vezes não contam com saneamento básico ou asfalto e apresentam elevados índices de violência.
A especulação imobiliária também acentua um problema cada vez maior no espaço das grandes, médias e até pequenas cidades: a questão dos lotes vagos. Esse problema acontece por dois principais motivos: 1) falta de poder aquisitivo da população que possui terrenos, mas que não possui condições de construir neles e 2) a espera pela valorização dos lotes para que esses se tornem mais caros para uma venda posterior. Esses lotes vagos geralmente apresentam problemas como o acúmulo de lixo, mato alto, e acabam tornando-se focos de doenças, como a dengue.
Dentre os problemas sociais urbanos, entretanto, o principal é o processo de favelização. Esse se associa também à concentração de renda, ao desemprego e à falta de planejamento urbano. Muitas pessoas, por não disporem de condições financeiras para custear suas moradias, acabam não encontrando outra saída senão ocupar de forma irregular (através de invasões) áreas que geralmente não apresentam características favoráveis à habitação, como os morros com elevada declividade.
 
A formação e proliferação de favelas é a principal denúncia das desigualdades sociais no espaço urbano e são elementos característicos das grandes metrópoles, como São Paulo, Rio de Janeiro, Cidade do México e muitas outras. Vale lembrar que esse não é um fenômeno exclusivo dos países pobres. A estimativa da ONU é de que, até 2030, mais de 2 bilhões de pessoas estarão morando em favelas em todo mundo.
Problemas ambientais urbanos
Muitos dos problemas ambientais urbanos estão diretamente ligados aos problemas sociais. Por exemplo: o processo de favelização contribui para a agressão ao meio ambiente, visto que as ocupações irregulares geralmente ocorrem em zonas de preservação ou em locais próximos a rios e cursos d’água.
Ademais, sabe-se que os problemas ambientais, sejam eles urbanos ou não, são produtos da interferência do homem na natureza, transformando-a conforme seus interesses e explorando os seus recursos em busca de maximização dos lucros sem se preocupar com as consequências.
As zonas segregadas, locais mais pobres da cidade, costumam ser palco das consequências da ação humana sobre o meio natural. Problemas como as enchentes são rotineiramente noticiados. E a culpa não é da chuva.
Em alguns casos, o processo de inundação de uma determinada região é natural, ou seja, aconteceria com ou sem a intervenção humana. O problema é que, muitas vezes, por falta de planejamento público, loteamentos e bairros são construídos em regiões que compõem áreas de risco. Em outras palavras, em tempos de seca, casas são construídas em locais que fazem parte dos leitos dos rios e, quando esses rios passam pelas cheias, acabam inundando essas casas.
Em outros casos, a formação de enchentes está ligada à poluição urbana ou às condições de infraestrutura, como a impermeabilização dos solos a partir da construção de ruas asfaltadas. A água, que normalmente infiltraria no solo, acaba não tendo para onde ir e deságua nos rios, que acumulam, transbordam e provocam enchentes.
Fonte:
 

quarta-feira, 8 de maio de 2013

Extrato das Contratações

Solcitação de Manifestação de Interesse nº 01/2013
(s
erviços de consultoria - seleção de empresas)


Acordo de Empréstimo nº 7782-BRSolicitação de Manifestação de Interesse nº 01/2013, para a seleção de pessoa jurídica para a elaboração de estudo comparativo dos modelos de Licenciamento Ambiental Federal – LAF, Avaliação de Impacto Ambiental – AIA e Compensação Ambiental – CA em diferentes países e para subsidiar a elaboração de matrizes de impacto por tipologia.

1. Os interessados devem apresentar informações sobre as qualificações e experiência da instituição. Os envelopes devem ser endereçados ao Ibama, no endereço SCEN Trecho 2, Edifício Sede do Ibama, Plano Piloto, CEP: 70.818-900, Brasília – DF, até o dia 06 de Maio de 2013, aos cuidados da Coordenação de Licitações, com o assunto “PNMA – MI 01/2013". Para incrementar as suas qualificações e experiência, é permitido que as consultoras associem-se a outras consultoras.

2. O Termo de Referência está disponível em Termo de Referência PNMA nº 01/2013 (em pdf, 168KB). Informações pelo endereço eletrônico dilic.sede@ibama.gov.brO endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou pelo fax (61) 3316 -1001.

3. As instituições serão selecionadas pelo método Seleção Baseada na Qualidade e no Custo - SBQC, descrito nas “Diretrizes de Seleção e Contratação de Consultores pelos Tomadores do Banco Mundial”, edição de Outubro de 2006.
Brasília/DF em 24 de abril de 2013

Solcitação de Manifestação de Interesse nº 02/2013
(s
erviços de consultoria - seleção de empresas)



Acordo de Empréstimo nº 7782-BR
Solicitação de Manifestação de Interesse nº 02/2013, para a seleção de pessoa jurídica para assessorar a elaboração de mapeamento e inventário de competências da Diretoria de Licenciamento Ambiental do Ibama.

1. Os interessados devem apresentar informações sobre as qualificações e experiência da instituição. Os envelopes devem ser endereçados ao Ibama, no endereço SCEN Trecho 2, Edifício Sede do Ibama, Plano Piloto, CEP: 70.818-900, Brasília – DF, até o dia 06 de Maio de 2013, aos cuidados da Coordenação de Licitações, com o assunto “PNMA – MI 02/2013". Para incrementar as suas qualificações e experiência, é permitido que as consultoras associem-se a outras consultoras.
 
link:
 

terça-feira, 7 de maio de 2013

A polícia prendeu em flagrante na manhã de hoje um funcionário da Prefeitura de São Paulo acusado de cobrar propina de um empresário.

SÃO PAULO, SP, 4 de abril (Folhapress) - A polícia prendeu em flagrante na manhã de hoje um funcionário da Prefeitura de São Paulo acusado de cobrar propina de um empresário. É o quarto servidor preso em menos de 20 dias em três operações realizadas pela Controladoria Geral do Município e pela Polícia Civil.
A prisão de hoje ocorreu após a denúncia de um empresário de Pirituba, na zona norte da capital.
Segundo ele, após uma vistoria em sua empresa, no dia 8 de março, um funcionário da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente constatou "aparentes irregularidades" na armazenagem de resíduos industriais da empresa.
No último dia 13, o funcionário exigiu, então, uma quantia de R$ 30 mil reais para "deixar isto [multa] para lá". O funcionário disse que a multa poderia girar entre R$ 90 mil a R$ 120 mil.
Após a denúncia, feita no dia 18 de março, a Controladoria Geral do Município e a Polícia Civil monitoraram uma negociação para redução da propina. O valor chegou a R$ 12 mil.
O empresário, segundo a prefeitura, ajudou nas investigações e simulou que iria pagar R$ 8 mil de sinal pela propina. A polícia e a Corregedoria Geral do Município acompanharam o empresário e prenderam o servidor em flagrante no momento em que recebia a quantia.
A prefeitura informou que abrirá um processo administrativo disciplinar para apurar as responsabilidades pelo caso. O suspeito, segundo a prefeitura, vai responder pelo crime de concussão.
Segundo a prefeitura, o servidor, que não teve o nome divulgado, ingressou na prefeitura por meio de um concurso público em junho de 2010. Ele recebia atualmente um salário mensal bruto equivalente a R$ 4.600.
Casos
No último dia 19, um engenheiro da Prefeitura de São Paulo foi preso sob suspeita de receber propina para regularizar a documentação de um imóvel. O homem estava lotado no Aprov (Departamento de Aprovação de Edificações) e foi detido após receber R$ 4.000 em dinheiro.
Também em março, no dia 15, dois funcionários da Subprefeitura de Santo Amaro, na zona sul da capital, foram presos em flagrante no momento que recebiam R$ 40 mil de um empresário que denunciou o esquema. Eles foram soltos dias depois.
O esquema de corrupção, segundo a prefeitura, funcionava no setor de fiscalização de obras da subprefeitura. O empresário que relatou a irregularidade para a prefeitura disse que pretendia fazer uma obra de ampliação em sua empresa.
Segundo ele, um agente vistor foi até o local em 15 de fevereiro e determinou o embargo da obra por conta de irregularidades no Habite-se apresentado por ele. Ainda de acordo com a denúncia, uma servidora da subprefeitura acompanhou a vistoria e se colocou "à disposição para resolver o problema".  
 
Link:
 
 

segunda-feira, 6 de maio de 2013

domingo, 5 de maio de 2013

GRUPO EMPRESARIAL DIGITAL ESPERCIALIZADO EM MEIO AMBIENTE, GESTÃO PÚBLICA E ENGENHARIA TÊM COMO OBJETIVO DESENVOLVER UM TRABALHO JUNTO ÀS PREFEITURAS, CÂMARAS MUNICIPAIS, EMPRESAS PRIVADAS, ONGS, COOPERATIVA, INSTITUTO, E ASSOCIAÇÕES, PROPORCIONANDO A ATUAÇÃO DIRETA NAS SOLUÇÕES DOS MAIS VARIADOS CAMPOS.                                                                      
 
RESOLUÇÃO DOS PROBLEMAS DA SOCIEDADE MODERNA TANTO SÓCIAL ECONÔMICA E AMBIENTAL FICA POR NOSSA CONTA E ASSIM CONTRIBUIR COM A MODERNA E CONTEMPORÂNEA POLÍTICA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E PRIVADA DENTRO DA CONJUNTURA MACRO VISIONARIA. VISANDO MAXIMIZAÇÃO E CONSTRUÇÃO DE CIDADES E EMPRESA MELHORES DENTRO DA PERSPECTIVA SUSTENTÁVEL.


CONTAMOS COM PROFISSIONAIS COM VIVÊNCIA TEÓRICA E PRÁTICA NAS MAIS DIVERSAS ÁREAS. ASSIM OS DOMINAMOS OS MAIS VARIADOS ASSUNTOS, SEJA NO ÂMBITO ADMINISTRATIVO OU EM OUTRAS SITUAÇÕES NA ADMINISTRAÇÃO COM OS SERVIÇOS DA EMPRESA.


A CONSULTORIA PRESTADA PELOS NOSSOS PROFISSIONAIS PODERÁ SER PRESTADA DE FORMA CONTÍNUA, ATRAVÉS DE CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS, OU OCASIONAL, PRESENCIAL OU A DISTÂNCIA, ATRAVÉS DE E MAILS E/OU TELEFONES.


A DIGITAL EMPRESA DE SERVIÇOS E CONSULTORIA é uma empresa privada de serviços e consultoria, oferecem treinamentos profissional e gerencial e locação de mão-de-obra, que foi concebida após o acúmulo de mais de 07 anos de experiência, vivenciada em empresas de mais variados campos.


Nossa proposta é oferecer profissionais capazes, qualificados com treinamentos específicos e constante reciclagem, aliada à meta de garantir qualidade na prestação de serviços aos nossos clientes e desenvolvimento de pessoal dentro do perfil que a sua empresa necessita, valorizando-os e respeitando os parceiros.


Nosso compromisso é com a excelência dos serviços prestados nos mais diversos setores econômicos.


A terceirização de mão-de-obra qualificada é o principal objetivo da empresa e para nossos clientes, apresentando algumas vantagens:


• como principal, podemos citar a economia financeira, pois sua empresa não terá custos com recrutamento, seleção e treinamento e outros custos diretos e indiretos.


• outra vantagem é permitir que nossos clientes foquem suas atenções nos seus objetivos e deixem por nossa conta as demais atividades, pois essa é nossa especialidade.


DIGITAL EMPRESA DE SERVIÇOS E CONSULTORIA, oferecemos treinamentos diversos, capacitando os integrantes a atuarem de maneira preventiva diante das mais variadas situações
 

segunda-feira, 29 de abril de 2013

ECO - marketing digital um negócio sem poluir o meio ambiente

 
A divulgação dos seus produtos, bens e serviços também pode ser geradora de poluição e lixo. As práticas abaixo ensinam como comunicar o seu negócio reduzindo os impactos ao meio ambiente:

- Explore mais a internet como meio de divulgação, assim você evitará desperdício de papel e produção de resíduos.

- Se preferir fazer uma divulgação que utilize o papel como suporte, opte pelos recicláveis.

- Troque o velho e ultrapassado panfleto pelo e-mail marketing. Mas, antes, certifique-se do interesse do cliente em receber esse tipo de mensagem.

- Propagandas realizadas em mídias sociais também contribuem muito com a redução de lixo gerado pelo descarte de papel, além de atingir um público específico com maior exatidão.

- Veicule propagandas através de estações de rádio. Geralmente o impacto sobre o consumidor é mais relevante e o orçamento, menor.

- Diminua o número de papel não reciclável gasto na sua comunicação. O cloro utilizado para o branqueamento do papel alvejado é altamente contaminante (Manual SOS).

- A utilização de serviços de envio de mensagens por telefone, como SMS em promoções da empresa, pode representar ótima alternativa para amenizar os impactos ambientais causados pela abundante comunicação que gera lixo.

- Evite comunicação que demande muito gasto de energia, como os outdoors com intensa iluminação.

- Realize a comunicação interna da empresa através de chats de bate-papo.

- Para informações internas da empresa, utilize-se do site empresarial ou crie um com acesso restrito aos funcionários, onde eles possam acessar o conteúdo que seu negócio queira passar.

- Quando visitar um cliente, promova seu produto ou negócio através de uma apresentação em um computador portátil, evitando impressões e o uso do papel sem necessidade.

- Realize eventos do seu negócio em parques ou em locais abertos, utilizando-se de recursos naturais não poluentes.

- Reduza a confecções de brindes feitos com recursos finitos. Troque estes tradicionais brindes por peças artesanais, feitas pelas comunidades vizinhas.

- Divulgue sua empresa através de brindes ecologicamente corretos, como uma muda de planta, uma ecobag ou algo reciclado. Faz bem ao meio ambiente e agregará valor à sua empresa.

- Materiais como crachá de plástico para a identificação em eventos realizados pelo seu negócio, podem ser substituídos por uma simples lista de presença, e crachás feitos de papelão. Hoje existem modelos de muito estilo.

- Utilize a vitrine de sua loja e sua fachada, com uma decoração atraente, para a divulgação do seu negócio, evitando a utilização de outros meios de comunicação que produzem resíduos poluentes.

- Os painéis eletrônicos em locais de grande circulação são uma ótima maneira para realizar a comunicação com seu público-alvo. Eles evitam a vasta impressão de papéis para expor em murais e grandes impressões de outdoors.

- Evite o recurso de divulgação através da mala direta. Esse meio de divulgação, geralmente contém grande quantidade de papel despendida com folders, panfletos e envelopes. E nem sempre agradam o cliente.

- Faça ações de sampling (distribuição de amostras grátis) de produtos sustentáveis. Dessa maneira você estará incentivando seu cliente a consumir de maneira mais consciente.

- Invista na compra de materiais duráveis para ações promocionais, em vez de descartáveis. Prefira materiais que possam ser utilizados em várias ações para evitar a produção desnecessária de lixo.

- Ao promover um evento, faça parceria com uma empresa de reciclagem para que ela recolha o material logo após o término das atividades. A empresa de reciclagem ganha a matéria-prima e sua empresa ganha em divulgar a consciência ambiental.

- Banner e lona de outdoor, depois de usados, podem ser transformados em ecobags ou pastas, funcionando como brindes da sua empresa.

- Atrele a imagem de sua empresa a algum projeto condizente com seu negócio. Por exemplo, uma empresa que utiliza água em seu negócio pode adotar uma bacia hidrográfica. Ou uma empresa que trabalha com móveis pode destinar parte de seus lucros para o reflorestamento.

ASSESSORIA A NOVOS NEGÓCIOS


Não faz muito tempo, seria impossível imaginar pessoas idosas morando em hotéis de luxo. Tampouco passava pela cabeça dos pais a ideia de pagar pequenas fortunas para que seus filhos frequentassem academias de ginástica. Uma nova geração de profissionais e mães modernas, que delegam tarefas domésticas a secretárias virtuais, também estava fora do set de imagens da sociedade. Mas o fato é que todos esses novos nichos de consumidores já estão entre nós. Eles traduzem o contínuo movimento de mudança demográfica registrado no país nos últimos anos. As curvas que um dia fotografaram um país jovem hoje mostram outras feições, a exemplo do crescimento da população de idade madura, um número menor de filhos, mais gente vivendo sozinha, mulheres mais bem preparadas trabalhando fora de casa, mais casais com renda dupla e sem filhos, e o ingresso de novos membros à classe C. Todas essas transformações, ainda em curso, começam a ser captadas por empreendedores. Atentos ao futuro, eles vêm criando produtos e serviços que atendem às necessidades e desejos desse novo público. Na opinião do professor de inovação e competitividade da Fundação Dom Cabral, Carlos Arruda, esta é a hora ideal para inventar e adaptar empreendimentos condizentes com esse cenário: "É um momento interessante para lançar negócios nesses ramos emergentes porque ainda há poucos players no mercado". Com base em dados colhidos nas últimas pesquisas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e em exaustivas análises de especialistas no assunto, Pequenas Empresas & Grandes Negócios mapeou ideias e oportunidades em seis tendências que já despontam com força no Brasil e no mundo. Para você se inspirar — e ganhar dinheiro bem antes da concorrência.

6 ATITUDES PARA FATURAR COM AS MUDANÇAS NA POPULAÇÃO
1 INFORMAR-SE
Acompanhe informações e números divulgados por órgãos como o IBGE sobre as mudanças na sociedade. Estude o perfil do público que você quer atingir, conferindo faixa etária, nível socioeconômico e hábitos de consumo.
2 OBSERVAR O CLIENTE
Não espere que os clientes tragam sugestões. Fique de olho naquilo que eles procuram, mas não encontram no mercado.
3 INCENTIVAR A INOVAÇÃO
Agende reuniões periódicas com a equipe para reflexão e discussão sobre oportunidades de inovação. Nesses momentos, avalie o que pode ser mudado na empresa. Muitas vezes, não compensa alterar a identidade do negócio, perder o cliente velho e não garantir o novo.
4 MEDIR O IMPACTO
Avalie o peso que um novo público pode ter no negócio e as mudanças a fazer nos produtos ou serviços.
5 AVALIAR OS RISCOS
Verifique se o novo mercado que você quer atingir foi criado em razão de mudanças definitivas na sociedade, e não por uma moda.
6 MONTAR UM TIME
Treine a sua equipe para atender o novo público. Para ganhar experiência com o grupo de consumidores, mantenha fornecedores e parceiros que conheçam o segmento.

NOVOS VELHOS
A população com mais de 60 anos representa cerca de 10% dos brasileiros hoje, ou 19 milhões de pessoas. E vem crescendo a taxas maiores do que a da população total — uma consequência da queda da taxa de fecundidade e do aumento da esperança de vida ao nascer. Em 2015, esses idosos serão 11,5% da população, segundo projeções do IBGE. Em 2025, 16%. Ninguém monta um negócio hoje para lucrar apenas daqui a 15 anos. A questão é que esse grupo vai aumentar a cada ano, enquanto outros, como o de crianças, vão diminuir. Além de numerosos, eles têm dinheiro para gastar. De acordo com pesquisa do Instituto Somatório feita em 2009, 93% das pessoas dessa faixa etária têm uma fonte de renda e 69% se declaram os principais responsáveis pelo orçamento da casa. Com saúde e tempo livre, eles buscam aproveitar a vida. "Há um sentimento renovado de liberdade. Os idosos fazem cada vez mais viagens, comem em restaurantes e usam a internet", diz Jaime Troiano, presidente do Grupo Troiano de Branding. Como essa é uma faixa etária ampla, há uma tendência de segmentação. "O mercado trata igualmente o idoso de 70 anos e o de 90. Mas existe o idoso 'jovem' e o idoso 'velho'", diz Luiz Goes, sócio sênior da consultoria GS&MD – Gouvêa de Souza. "Tem a terceira idade, que é mais saudável e busca atividade física e roupas esportivas; e a quarta idade, que demanda mais serviços de saúde." E o grupo não é feito só de aposentados — há também quem busque recolocação no mercado. "Antes, os executivos se aposentavam com 60 anos e iam para casa. Hoje, pensam em uma segunda carreira", afirma Daniel Estima de Carvalho, professor do Programa de Estudos do Futuro, da Fundação Instituto de Administração. MAIS SOBRE: