terça-feira, 5 de junho de 2012

Sema apresenta edital e projeto de EaD em reunião do Cepram

Representantes do Conselho Estadual de Meio Ambiente (Cepram) se reúnem nesta sexta-feira (27), a partir das 9 horas, para a 365ª reunirão ordinária. Na pauta, serão apresentados o projeto desenvolvido pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), do Ambiente Virtual de Aprendizado, o edital para projetos de educação ambiental, lançado recentemente, e a revisão e alteração do zoneamento da Área de Proteção Ambiental (APA) do Pratigi. O encontro ocorrerá no auditório da Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem), no Centro Administrativo da Bahia.
Na oportunidade, os conselheiros conhecerão o detalhamento do edital para projetos de educação ambiental, lançado recentemente pela Sema, com direcionamento a instituições sem fim lucrativos. Será apreciado também o pedido do município de Caravelas (a 865 quilômetros de Salvador), para alteração do nível de licenciamento para empreendimentos locais junto ao programa de Gestão Ambiental Compartilhada (GAC). O objetivo é fortalecer a gestão ambiental do município, que já aderiu ao programa, e estruturar o Sistema Municipal de Meio Ambiente.
A diretora de Estudos Avançados de Meio Ambiente da Sema, Kitty Tavares, apresentará o Ambiente Virtual de Aprendizado, elaborado e disponibilizado pela Sema, através de seu site www.sema.ba.gov.br, e a metodologia do curso de Educação Ambiental à Distância (EaD), seu funcionamento, vantagens e desafios do ensino não presencial.
Cepram – Mais antigo conselho ambiental do país, é o órgão superior do Sistema Estadual do Meio Ambiente, um colegiado vinculado à estrutura da Secretaria do Meio Ambiente (Sema). De competências consultiva, normativa, deliberativa e recursal, sua finalidade é deliberar sobre diretrizes, políticas, normas e padrões para a preservação e a conservação dos recursos ambientais.
Fonte: Ascom/Sema

'Projetos Ambientais' surgiu por uma identidade técnica, de mostrar conceitos, fundamentos, e caminhos para a elaboração de projetos ambientais com base em critérios e postulados da ciência

A concepção do Blog 'Projetos Ambientais' surgiu por uma identidade técnica, de mostrar conceitos, fundamentos, e caminhos para a elaboração de projetos ambientais com base em critérios e postulados da ciência. Incorporar respostas que tenham credibilidade e assim pensar na troca de experiência e funcionabilidade das respostas ambientais positivas.

Mas informar é também adquirir uma linguagem que se faça compreender, que se faça aceitar, senão mesmo o melhor projeto com os maiores critérios, pode acabar se tornando inviável, mesmo que cheinho de boas intenções.
Na postagem de hoje encontramos alguns recortes de publicações jornalísticas sobre o meio ambiente e como buscar entende-lo para então cuidá-lo. O mundo ficou tão rápido que uma matéria incrível às vezes passa em vão,e no outro dia o jornal já é velho, inútil. Nem mesmo ainda abasorvemos a informação, seu propósito e o mais importante, sua possibilidade de se transformar em ação- e já estamos querendo outra novidade. Parece que isto se reflete nas relações de consumo e de existência. Um caso a se pensar.
Vamos às velhas possíveis notícias atuais? (De um jornal que estava adormecido em casa e já na fila para o lixo/reciclagem). É interessante colecionar notícias de jornais de folha. Ou relê-las antes do descarte, a cronologia pode se transofrmar num mero detalhe.

= NEM TUDO DEVE IR PARA O CAMINHÃO DE LIXO = O Brasil é o país que mais descarta computadores pessoais per capita - 0,5 por habitante - segundo dados da ONU ( Na China é 0,2). O número dessas máquinas vendidas no país sobe 15 a 20% ao ano;em 2010 atingiu 13,3 milhões de unidades (deacordo com IT data). O celular passa de item cobiçado para peça pré-histórica em questão de meses. Imagine esses equipamentos e mais ainda, baterias de carro, exames de raio X, lâmpadas fluorescentes, e outros, sendo descartados de forma comum. As baterias de carro contêm chumbo que gera problemas ao sistema nervoso, enfraquece os ossos, causa anemia. Se depositados no solo podem atingir o lençol freático e tornando a poluição a oferecer maiores riscos de exposição ao ser humano. As lâmpadas contém fósforo e mercúrio que são cancerígenos, além de prejudiciais aos rins e ao fígado. "Jogar lixo no lugar certo ajuda a sustentabilidade do planeta e a preservar nossa própria saúde, significando economia e aproveitamento de matéria prima." Onde descartar? Alguns pontos ( o texto completo em Folha de São Paulo especial pelo dia do meio ambiente - 5/6/2011):

= O PLÁSTICO COM DIAS CONTADOS = O cenário começou a mudar a partir de Janeiro de 2012 quando os supermecados estarão proibidos de distribuir sacolas plásticas. "Proibir apenas não resolve,éprecido haver ações combinadas envolvendo educação ambiental,comunicação,ampliação da coleta seletiva,por ecemplo" diz Adriana Charux do Instituto de Defesa do Consumidor (IDEC). Vejamos sobre as sacolas:

Fundo Nacional do Meio Ambiente seleciona projetos

Fundo Nacional do Meio Ambiente seleciona projetos



O Fundo Nacional do Meio Ambiente (FNMA) lançou na semana passada chamada pública para receber novos projetos, sobre o Demanda Espontânea 2011. Os interessados podem se inscrever através da página eletrônica e também pela do Sistema de Convênios do Governo Federal (Siconv) para obter orientações e instruções detalhadas de como encaminhar a proposta.
O Fundo vai destinar cerca de R$ 3 milhões para seleção de 10 projetos. Cada um vai receber entre R$ 200 mil e R$ 300 mil e deverá ser executado em um ano. As inscrições podem ser feitas até 23 de outubro. Todo ano o conselho lança a Demanda Espontânea com dois temas para apoio a projetos pelo FNMA. Podem participar instituições públicas e privadas sem fins lucrativos.
De acordo com a diretora-substituta do fundo, Miriam Miller, a chamada pública é uma Demanda Espontânea para 2011 - uma espécie de concurso de projetos realizado anualmente para selecionar as melhores ideias dentro de temas definidos pelo Conselho Deliberativo do FNMA.
Neste ano serão dois temas abordados. O primeiro trata da implantação de planos de ação para conservação de comunidades de espécies da fauna ameaçadas de extinção numa perspectiva de gestão territorial, e o segundo da implantação de ações educativas para a gestão dos resíduos sólidos urbanos. O Ministério do Meio Ambiente (MMA) espera como resultados que a sociedade seja conscientizada quanto à produção e destinação de resíduos sólidos, bem como a capacitação de associação de catadores.
O Fundo Nacional de Meio Ambiente é o fundo de fomento de projetos socioambientais mais antigo da América Latina. Criado em 1989, ele já apoiou mais de 1.400 projetos.

ATENÇÃO: INSCRIÇÕES PRORROGADAS ATÉ 26 DE JULHO DE 2012.

Chamada Pública de Projetos Produtivos Sustentáveis

A Chamada Pública de Projetos Produtivos Sustentáveis tem por objetivo selecionar propostas candidatas a obter apoio financeiro não reembolsável para o desenvolvimento de atividades econômicas de uso sustentável da floresta e da biodiversidade, conforme a finalidade, regras e diretrizes do Fundo Amazônia.












Os projetos enviados deverão ser aglutinadores, ou seja, empreendimentos gerenciados por uma entidade e composto por subprojetos de outras entidades, orientados para o desenvolvimento de cadeias de valor relacionadas às seguintes categorias:
- Manejo florestal madeireiro e não-madeireiro;

- Aquicultura e arranjos de pesca;

- Sistemas agroecológicos e agroflorestais.

O valor financiável de cada proposta selecionada ficará limitado, no mínimo, a R$ 2.000.000,00 (dois milhões de reais) e, no máximo, a R$ 10.000.000,00 (dez milhões de reais). Cada subprojeto ficará limitado a, no máximo, R$ 500.000,00 (quinhentos mil reais).

Dúvidas e questões adicionais devem ser encaminhadas para: chamadapublicafundoamazonia@bndes.gov.br


Veja abaixo os documentos relativos à Chamada Pública de Projetos Produtivos Sustentáveis:

Veja também:
Perguntas Mais Frequentes

Inscrições;
As inscrições estarão abertas no período de 27 de fevereiro de 2012 a 26 de julho de 2012 e deverão ser efetivadas por meio do serviço de postagem de correspondência da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos – ECT, com Aviso de Recebimento (AR), no qual deverão constar, no espaço do remetente e destinatário, respectivamente, as seguintes informações:

Remetente:

- Título da proposta
- Nome do proponente
- Endereço do proponente

Destinatário:
Chamada Pública de Projetos Produtivos Sustentáveis
Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES
Área de Meio Ambiente
Departamento de Gestão do Fundo Amazônia
Avenida República do Chile, nº 330 – Edifício Ventura Corporate Towers
Torre Oeste – 2º Andar - Protocolo
Rio de Janeiro, RJ - CEP 20031-170

Processo de Seleção:
A Comissão de Seleção e Classificação de Projetos será formada por representantes do BNDES; do Ministério do Meio Ambiente; do Ministério do Desenvolvimento Agrário; do Ministério de Pesca e Aqüicultura; do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação; do Serviço Florestal Brasileiro; da bancada da sociedade civil do Comitê Orientador do Fundo Amazônia; da bancada dos governos estaduais do Comitê Orientador do Fundo Amazônia; além de um representante indicado pelo Fórum de Secretários Estaduais de Meio Ambiente da Amazônia Legal.

O processo de seleção será realizado em três etapas. Na primeira etapa, o BNDES verificará se os projetos inscritos atendem às exigências para habilitação, conforme detalhado na Chamada Pública.

Na segunda etapa, a Comissão ficará responsável pela seleção e classificação dos projetos habilitados. Na última etapa da Chamada Pública, a equipe técnica do Fundo Amazônia fará a análise dos projetos selecionados a serem encaminhados à deliberação da Diretoria do BNDES.

Projetos Apoiados - BNDS

Projetos Apoiados


Para serem aprovados, os projetos além de demonstrarem sua contribuição para a redução do desmatamento e da degradação florestal devem estar de acordo com as políticas públicas PAS e PPCDAM, as diretrizes e critérios do Fundo Amazônia e as Políticas Operacionais do BNDES.
As ações previstas nos projetos precisam demonstrar que são coerentes com o objetivo proposto, com o orçamento e com o cronograma de sua implantação. O proponente precisa, ainda, ter capacidade gerencial para a execução do projeto.
Até 7 de maio de 2012, foram contratados 21 projetos, no valor total de apoio do Fundo Amazônia de R$ 259,2 milhões, e aprovados 7 projetos, no valor total de apoio de R$ 15,7 milhões. Nesse mesmo período, os desembolsos corresponderam a R$ 88,4 milhões.

Lista de projetos:
http://www.fundoamazonia.gov.br/FundoAmazonia/fam/site_pt/Esquerdo/Projetos_Apoiados/

segunda-feira, 4 de junho de 2012

CANIDATOS E POLITOS EM ITUBERÁ

Portal na internet

Atenção Região da  Costa do Denê nas cidades:  Ituberá, Igrapíuna, Nilo Peçanha, Piraí do Norte, Camamú e outras interessada,  mais um espaço para fazer a propaganda publicitária dos canidatos  a prefeitos e vereadores no Território do Baixo Sul da Bahia, mais com muita  resposabiliddade, qualidade  e eficiência na divugação das informações. 

O Perfil completo de videos, fotos e textos e todas as informações pertinete para os eleitores .   Ministros do TSE falam sobre propaganda eleitoral e internet  EJE.
As inovações tecnológicas nas Eleições 2010 com a utilização em maior escala da internet nas campanhas eleitorais e o reflexo das modificações na legislação sobre a propaganda dos candidatos foram destacadas pelos ministros Henrique Neves e Joelson Dias, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Eles fizeram um balanço das eleições deste ano quanto à propaganda política e a utilização da rede mundial de computadores em palestra promovida pela Escola Judiciária Eleitoral (EJE).
Segundo o ministro Henrique Neves, a Justiça Eleitoral deve continuar se adaptando a cada inovação também para conduzir os seus julgamentos e não só para o aperfeiçoamento técnico do sistema. “A solução que achamos para este momento, amanhã já está obsoleta”, afirmou, ao lembrar casos julgados pelo TSE sobre propaganda eleitoral e internet.
O ministro afirmou que a digitalização das ações que chegavam ao TSE durante o período eleitoral trouxe maior celeridade para o julgamento dos processos, especialmente aqueles relativos ao direito de resposta que têm prazo para decisão mais curto. Outro ponto destacado foi quanto à necessidade de se regular com maior clareza a questão da propaganda antecipada e do desvirtuamento da propaganda partidária.
Foi lansado Em  Ituberá o Portal para  fazer grande diferência na hora dos eleitores escolher seus canidatos:  prefeito,  vereadores, onde eles vão fazer  videos, falandos de suas ideias e realizaçoes, projetos, metas, quais contribuição vão dá, para a sociedade, o que já fizeram e muito mais...
 OS Canidatos faça o seu perfiel agora!!! entre e contatos com a nossa empresa.

SITE DE POLÍTICOS NA NET:



Ricardo Pereira

Contatos:

73-99418190/7381438129

quinta-feira, 31 de maio de 2012

Demóstenes se cala na CPI do Cachoeira e irrita parlamentares

A sessão desta quinta-feira, 31, da CPI do Cachoeira durou apenas 30 minutos e foi encerrada sem que os parlamentares fizessem perguntas ao senador Demóstenes Torres (ex-DEM-GO). Em um clima tenso, deputados e senadores criticaram a conduta do senador, que fez uso do direito constitucional de permanecer em silêncio, e da presidência da comissão por liberá-lo. Houve intensa discussão e a sessão foi encerrada.
'Anteontem (terça-feira) prestei depoimento por mais de cinco horas no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar do Senado cuja pertinência temática é a mesma desta Comissão Parlamentar Mista de Inquérito', justificou o senador no início da sessão. A conduta de Demóstenes já havia sido antecipada pela sua defesa, que chegou a pedir o cancelamento da convocação.
A exemplo dos demais depoentes, a presidência da CPI iria liberá-lo, mas diante da reação negativa dos parlamentares, decidiu abrir para participação dos deputados e senadores. Primeiro a dirigir a palavra a Demóstenes, o deputado Silvio Costa (PTB-PE), em tom agressivo, fez duras críticas ao senador. 'O seu silêncio é a mais perfeita tradução da sua culpa. Seu silêncio escreve em letras garrafais: eu Demóstenes Torres sou sim membro da quadrilha de Cachoeira. Eu, Demóstenes Torres, sou sim o braço legislativo da quadrilha de Cachoeira', disse aos gritos.
Antes que o deputado terminasse de falar, o senador Pedro Taques (PDT-MT) interveio, afirmou que a conduta do deputado era inconstitucional e solicitou que a comissão liberasse Demóstenes, a exemplo da conduta adotada com os demais depoentes. A fala do senador deixou o deputado Silvio Costa ainda mais irritado. Eles discutiram e, em meio ao bate-boca, o presidente da comissão, o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) encerrou a sessão.
O silêncio do senador Demóstenes foi criticado também pelo relator da CPI, o deputado Odair Cunha (PT-MG), para quem a conduta confirma as suspeitas de envolvimento do parlamentar com o contraventor Carlinhos Cachoeira. 'O silêncio de vossa excelência não é o silêncio dos inocentes', afirmou.
Governadores. A comissão anunciou no início da sessão que foram marcadas para os dias 12 e 13 de junho, respectivamente, as convocações dos governadores de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), e do Distrito Federal, Agnelo Queiroz (PT).

Atmosfera está 20 vezes mais poluída desde o início do ano

Atmosfera está 20 vezes mais poluída desde o início do ano

A baixa umidade do ar e as queimadas estão piorando significativamente a qualidade do ar em cinco estados brasileiros. Segundo o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) a concentração de CO (monóxido de carbono) na atmosfera está 20 vezes maior do que no início do ano em Mato Grosso, Tocantins, Pará, Rondônia e Amazonas.
Os maiores focos de incêndio do país estão registrados no norte do Mato Grosso e Rondônia, noroeste de Tocantins e Sul do Pará e Amazonas. Segundo o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos, foram contabilizadas mais de 12 mil queimadas no país somente nos primeiros 16 dias do mês de Agosto. O número já é maior do que todas as queimadas registradas durante o mesmo mês do ano passado. Dia 16 desse mês eram 7500 focos de incêndios registrados simultaneamente nos estados de Mato Grosso, Pará, Tocantins, Rondônia e Amazonas.
Segundo Paulo Artaxo Neto, professor de Física da USP, "a poluição pode trazer uma série de problemas como doenças respiratórias, agravamento de quadro alérgico e rinite. Aumenta a mortandade, particularmente de crianças e pessoas idosas".
A falta de fiscalização somada ao tempo extremamente seco contribui para a proliferação das queimadas nesses estados. Raffi Agop, meteorologista especialista em queimadas do Inpe, afirma que não chove há 90 dias em certas áreas. "A baixa umidade do ar não deixa os poluentes dispersarem. Alguns fazendeiros ainda praticam a queimada para "limpar" a terra. Com o vento, também característico do inverno, os focos de incêndio se espalham com muito mais facilidade", conclui Raffi.

Lixo é um problema de todos os cidadãos

Por Adriana Agüero - Consumidores também vão ter regras para a destinação dos resíduos na cidade.
Canoas - Novas ações para amenizar o impacto dos resíduos sólidos devem ser implementadas nos municípios brasileiros a partir da regulamentação da Lei Federal 12.305/2010, que institui a Política Nacional dos Resíduos Sólidos, sancionada pelo ex-presidente Lula no final de dezembro.

A intenção com as novas regras é estabelecer a responsabilidade compartilhada entre sociedade, empresas, governos estaduais, União e prefeituras no manejo correto do lixo. Conforme o advogado de Direito Ambiental Victor Trevizan, a lei recai sobre todos os integrantes da cadeia. "Ela impõe aos consumidores a responsabilidade pelo correto acondicionamento dos resíduos, disponibilizando os recicláveis para a coleta ou devolução", comenta.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Celso Barônio, diz que esta é uma grande conquista e vai representar uma revolução em termos ambientais. "Antes todo o lixo era gerido apenas pelo município, agora ficará também a cargo dos setores envolvidos, também os consumidores", analisa. Para Barônio, esta nova atitude vai representar uma grande mudança cultural. A lei proíbe ainda a criação de lixões, obrigando as prefeituras a construir aterros sanitários sustentáveis, onde só poderão ser depositados resíduos sem possibilidade de reaproveitamento.

Galpões serão licenciados
O Município lançou um programa destinado à educação ambiental a donos de galpões não-licenciados de Canoas - são em torno de 200 conforme o secretário de Meio Ambiente, Celso Barônio. O segundo passo será licenciar o galpão, que deverá oferecer destinação correta ao material recolhido. Os catadores irregulares devem ser certificados e os galpões licenciados pela Prefeitura. O terceiro passo será identificar os geradores de resíduos. Nesse novo acordo, os catadores não poderão mais receber material orgânico. O secretário lembra que será aberta a Central de Resíduos do Aterro de Inertes do Distrito Industrial Jorge Lanner, no Niterói. "A Central fará a triagem e o reaproveitamento dos resíduos da construção civil que serão transformados em brita", diz. Os municípios têm dois anos para se adequar. A última fase, diz Barônio, será a queima dos resíduos que não puderem ser reaproveitados, para produção de energia.

Nova Santa Rita prevê locais

Em Nova Santa Rita o município prepara-se à construção da primeira unidade de triagem. A Prefeitura fez a cessão do uso do terreno aos associados, que farão a separação do material recolhido por uma empresa terceirizada. O licenciador ambiental de Nova Santa Rita, Elson Geraldo de Sena Costa, garantiu que a Prefeitura irá criar pontos de coleta de óleo e pilhas, lâmpadas, baterias, celulares e material eletrônico até o final do ano. "Faremos uma fiscalização intensa", prevê.

Ministério garante orçamento

Conforme o Ministério do Meio Ambiente, a produção diária de lixo nas cidades brasileiras chega a 150 mil toneladas. Deste total, 59% vão para lixões e 13% são reaproveitados. O Orçamento de 2011 prevê R$ 1 bilhão para financiamentos e incentivos do governo a reciclagem.

Educação Ambiental

CULTURA AMBIENTAL EM ESCOLAS: FERRAMENTAS PARA APLICAÇÃO DE CONCEITOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Introdução:
A educação ambiental pode ser entendida com toda ação educativa que contribui para a formação de cidadãos conscientes da preservação do meio ambiente e aptos a tomar decisões coletivas sobre questões ambientais necessárias para o desenvolvimento de uma sociedade sustentável. Dessa forma, sua aplicação não se restringe ao universo escolar, mas deve permear este para facilitar o entendimento dessas questões e suas aplicações no dia a dia.
Uma das alternativas para a inclusão da temática ambiental no meio escolar é "a aprendizagem em forma de projetos". Segundo Capra (2003), essa é uma proposta alinhada com o novo entendimento do processo de aprendizagem que sugere a necessidade de estratégias de ensino mais adequadas e torna evidente a importância de um currículo integrado que valorize o conhecimento contextual, no qual as várias disciplinas sejam vistas como recursos a serviço de um objeto central. Esse objeto central também pode ser entendido como um tema transversal que permeia as outras disciplinas já constituídas e consegue trazer para a realidade escolar o estudo de problemas do dia a dia.

Além disso, as atividades de educação ambiental precisam extrapolar o âmbito escolar e promover o aprendizado e, até, a transformação de todos nós. Segundo Nalini (2003), proteger a natureza precisa ser tarefa permanente de qualquer ser pensante e aprender a conhecê-la e respeitá-la pode levar uma vida inteira. Não há limite cronológico, em termos de educação ambiental, para que todos estejam em processo de aprendizado constante. Entretanto, como a maioria dos temas transversais, educação ambiental é um muito abrangente e a maioria dos projetos que se propõem a trabalhar o assunto procuram concentrar-se em focos mais específicos dentro deste grande assunto.
Neste contexto, a Tetra Pak, empresa mundial de soluções integradas de processamento e envase de alimentos, desenvolveu o projeto Cultura Ambiental nas escolas com o objetivo de fornecer ferramentas para a aplicação da educação ambiental em sala de aula com maior enfoque para a problemática dos resíduos sólidos e as interações desse tema com os outros abordados pela educação ambiental.
Proposta de trabalho e material

O projeto Cultura Ambiental nas Escolas iniciou-se com a estruturação de um kit como ferramenta para o professor trabalhar o tema ambiental em sala de aula e interagir com os alunos. Os materiais concebidos, então, foram um caderno voltado para o professor, uma publicação para o aluno, um pôster de apoio com as mesmas ilustrações utilizadas no material do aluno e uma fita de vídeo. Todos os materiais foram desenvolvidos exclusivamente para o kit, apresentado na figura 1, e em uma linguagem adequada para o público escolhido - estudantes do segundo ciclo do Ensino Fundamental.

O caderno do professor trabalha com três frentes para facilitar o entendimento sobre a temática ambiental, sobre o trabalho com temas transversais e também com sugestões de projetos para serem aplicados no âmbito escolar. O seu objetivo principal é ser fonte de referência para o desenvolvimento do tema ambiental como um tema transversal, fornecendo subsídios para o professor tanto sobre os termos técnicos e a situação relacionada ao lixo urbano e materiais recicláveis quanto sobre uso da transversalidade e a importância do registro do trabalho pedagógico desenvolvido em forma de projetos, como os sugeridos na terceira parte do caderno.

O caderno do aluno, por sua vez, busca trazer apenas a problemática dos materiais recicláveis e a sua interação com o meio ambiente em uma linguagem simples e com desenhos fáceis de serem compreendidos pelo público escolhido.
O vídeo "Quixote Reciclado", ferramenta rica de informações e com muito a ser explorado, contextualiza o clássico de Miguel de Cervantes na problemática dos resíduos sólidos. Os dragões e ameaças criados por Quixote são aqui transformados no lixo criado por nós e um verdadeiro monstro agora. A trama apresenta as alternativas para o cuidado com o lixo como a aplicação da coleta seletiva e os processos de reciclagem para cada um dos diferentes tipos de materiais.
Recentemente, foi lançado o filme "Carbono e Metano". O roteiro busca introduzir a temática de aquecimento global para as crianças, apresentando um dos "vilões" do efeito estufa de forma divetida e educativa. Assim, o filme trata de assuntos como impactos ambientais do gás metano, suas principais fontes de emissão e formas de reduzir seus efeitos.

A concepção do material em forma de um kit educativo e com todas as ferramentas necessárias para a sua aplicação em sala de aula após uma prévia preparação do professor com o próprio material, permitiu a grande distribuição dos kits para diversas escolas de ensino fundamental principalmente da rede pública.
Agora em sua nova fase, todo o conteúdo foi adaptado para a internet de modo a preservar todos os conceitos do projeto, mas ganhando todos os benefícios de escala, abrangência e interatividade que a internet pode proporcionar.
Considerações finais

O projeto Cultura Ambiental nas Escolas foi desenvolvido com o intuito ser uma forma de levar conhecimento e mostrar ferramentas para trabalhar a educação ambiental em sala de aula. O conceito do projeto não procura mostrar um caminho fechado, que deve ser aplicado sem modificações ou adaptações; mas, sim, possibilidades de estudo, sugestões de projetos e formas diferentes de aplicação dos conceitos envolvidos na temática ambiental, quando abordada de forma transversal.

Após 12 anos de projeto, é possível afirmar que o material está muito disseminado e foi avaliado como sendo de alta qualidade. Na maioria dos casos, o material tem sido utilizado em sala de aula, mas a sua aplicação é potencializada quando alinhada a uma oficina de capacitação como as que começaram a ser inseridas no projeto a partir de 2002.

Agora com a nova fase, o portal cultura ambiental nas escolas esperamos a ampliação do número de professores que conheçam e utilizem os materiais desenvolvidos em suas aulas, e promovam a cultura ambiental junto aos seus alunos.
Referências Bibliográficas

CAPRA, F. Alfabetização Ecológica: O Desafio para a Educação do Século 21. In: TRIGUEIRO, A. (coord.) Meio Ambiente no Século 21: 21 especialistas falam da questão ambiental nas suas áreas de conhecimento. Rio de Janeiro: Sextante, 2003.

NALINI, R. Justiça: Aliada Eficaz da Natureza. In: TRIGUEIRO, A. (coord.) Meio Ambiente no Século 21: 21 especialistas falam da questão ambiental nas suas áreas de conhecimento. Rio de Janeiro: Sextante, 2003.

Fonte: